Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

MOMMY MAKEOVER - Cirurgia Plástica após o parto



O termo “Mommy Makeover” ainda não é bem conhecido no Brasil, mas nos EUA já virou febre entre as mamães que tem o desejo de voltar a ter o corpo que possuíam antes da gravidez.


O que é?

Uma expressão muito utilizada pelos cirurgiões plásticos nos Estados Unidos, “Mommy Makeover” é a combinação entre as cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia, centralizando as principais necessidades em cirurgia plástica após uma gestação. 


Frequentemente, após o parto, o corpo das mulheres sofre tanto com a gestação, como com a amamentação, e apresenta algumas alterações, como:


  • Atrofia de glândula mamária, associada a flacidez e queda das mama
  • Fraqueza e abaulamento da parede abdominal (diástase do músculo reto abdominal)
  • Flacidez e excesso de pele no abdome
  • Estrias
  • Gordura localizada
  • Algumas pacientes também podem desenvolver hérnia na região da cicatriz umbilical


Estas alterações geralmente fazem com que a mulher perca o contorno corporal harmonioso, incomodando muito e levando a uma queda da auto-estima. 



Em que consiste o tratamento?

O tratamento é cirúrgico e consiste em melhorar os aspectos alterados após uma gestação, em uma única cirurgia.

A mamoplastia é a cirurgia para levantar os seios da mulher, e pode ou não ser associada a colocação de um implante de silicone. 

A lipoaspiração tem o objetivo de modelar o corpo e remover a gordura localizada e pode ser associada à enxertia de gordura nas nádegas (lipoescultura). Já a abdominoplastia remove o excesso de pele ocasionado pela flacidez abdominal. Nesta ressecção de pele e gordura as estrias localizadas no abdome inferior são eliminadas conjuntamente. Além do mais, a abdominoplastia trata uma condição muito frequente no pós parto : a diástase dos músculos reto abdominais, que consiste na frouxidão e afastamento dos músculos da parede abdominal, levando a um abdome abaulado e com perda do contorno da cintura. Hérnias umbilicais também são corrigidas durante a cirurgia. 





Quando realizar a cirurgia plástica?

" Idealmente, estes procedimentos devem ser realizados quando não se considera mais nenhuma gravidez futuramente, não por haver alguma incompatibilidade com outra gestação, mas sim pelo fato de não se perderem os resultados obtidos. O momento ideal para a sua realização é em torno de 4 a 6 meses após o fim da amamentação, para que as alterações resultantes da gravidez e do aleitamento já não tenham efeito no resultado cirúrgico final" - afirma a Dra. Cintia Mara de Carvalho, Cirurgiã Plástica pela Faculdade de Medicina da USP, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.






















Por que realizar o mommy makeover ?

A autoestima das mulheres geralmente aumenta com os cuidados com a beleza, melhorando assim sua qualidade de vida. As vantagens da Cirurgia conjunta são a diminuição de custos,  anestesia única, e a recuperação pós operatória única (afinal, além de muitas trabalharem, as mamães ainda tem jornada dupla cuidando dos filhotes em casa). O período de recuperação geralmente é de 2 a 3 semanas.

Como a cirurgia torna-se mais longa e complexa, a paciente deve estar em boas condições de saúde, para que o risco de complicações não aumentem.



A Dra, Cintia Mara de Carvalho é Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Cirurgiã Geral e Cirurgiã Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e fellowship no HCFMUSP. É Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.

Para mais informações sobre os procedimentos cirúrgicos acessewww.dracintiacarvalho.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário